Início Ciência e tecnologia Vulcão que pode causar tsunami no Nordeste entra em erupção

Vulcão que pode causar tsunami no Nordeste entra em erupção

2
0

O vulcão Cumbre Vieja localizado na ilha de La Palma, que pertence as Ilhas Canárias, entrou em erupção hoje.

Apesar do fenômeno ser considerado de pequeno porte, até o momento pesquisadores se preocupam, pois, caso as atividades vulcânicas aumentem, é possível que seja gerada uma erupção explosiva – nível mais alto da atividade de um vulcão – capaz de causar deslizamentos e provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira.

O risco desse cenário acontecer é baixo. O Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971.

Há dias a ilha vem sofrendo com tremores. Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4.200 pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes.

A mesma ilha registrou sua última erupção há aproximadamente cinco décadas, quando o vulcão ‘Teneguía’ entrou em erupção e permaneceu por mais três semanas ativo.

Nesta semana o vulcão Cumbre Vieja entrou em alerta amarelo, com cenários possíveis de erupções, sendo a mais forte, uma erupção explosiva, capaz de gerar impacto em uma área de 250 km de diâmetro e provocar tsunami que chegaria desde a Flórida (EUA) até o Brasil.

No caso da costa brasileira, as ondas chegariam dentro de 9h. Os detalhes do modelo defendido na pesquisa mostram que seria necessário um plano de preparo para uma eventualidade, mas evidenciam que os riscos são muito baixos e que esse cenário pode levar muitos anos ou nunca ser verificado.

Leia mais

https://priscilapetrus.com.br/vulcao-que-pode-causar-tsunami-no-nordeste-entra-em-erupcao/

Artigo anteriorEscola Acolher promove Feira do Empreendedor neste sábado dia 18
Próximo artigoProfessor que estava desaparecido há quatro dias é encontrado morto na Avenida dos Africanos, em São Luís MA
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui