Início Cultura “Teresa Decide Falar”, sexto livro de Lindevania Martins, é lançado na Bienal...

“Teresa Decide Falar”, sexto livro de Lindevania Martins, é lançado na Bienal Internacional de São Paulo

34
0

Em 2021, a escritora maranhense Lindevania Martins ganhou um dos mais destacados prêmios literários nacionais: o 6o. Prêmio CEPE Nacional de Literatura, na categoria contos, com o livro inédito “Teresa Decide Falar”.

O prêmio incluiu um valor em dinheiro e a publicação do livro que, nas 15 narrativas apresentadas, aborda a experiência de viver em um mundo limitante e as consequências adversas sobre quem tenta romper essas limitações.

Em 2022, livro pronto, chegou a vez de lançar a obra vencedora.O palco para esse momento se deu na 26. Bienal Internacional do Livro de São Paulo para a qual a escritora maranhense viajou a convite especial da Editora CEPE.Lindevania Martins, que também é defensora pública atuando no Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBTI+, atuando no enfrentamento a violência quanto a esses dois grupos, salienta que seu trabalho como defensora impacta seus textos e que seus contos abordam de modo especial a questão da violência:

“Violência sobre os corpos das mulheres, corpos de lgbts, corpos negros, corpos trabalhadores, etc.. E falam sobre como se construir em meio a violência. Tenho sempre a preocupação de criar personagens que não sejam vítimas passivas, mas que se coloquem de uma forma ativa frente a esse processo demolidor, nos dando esperança de mudança. Nesse sentido, o conto “Teresa decide falar”, que figura na abertura do livro e dá nome a ele, é muito especial, pois oferece várias possibilidades de leitura. Apresenta um animal em mundo de humanos. Apresenta uma fêmea em um mundo de machos. Apresenta um corpo trabalhador que vive apenas para a exploração contínua de suas possibilidades de trabalho. Apresenta uma voz que não é compreendida. Uma linguagem secreta cuja possibilidade de decifração surge como ameaça a um mundo estabilizado”.A Bienal, a primeira a se realizar após o início da pandemia, foi um estrondoso sucesso, batendo recorde de público, tendo a escritora maranhense muito a comemorar.

Sobre a escritora Lindevania Martins

Lindevania Martins é maranhense e mora em São Luís. Graduada em Direito e Mestra em Cultura e Sociedade pela UFMA, é mestranda em Direito Constitucional pela UFF.

Delegada de polícia entre 1998 e 2001, é defensora pública de Defesa da Mulher e População LGBT. Atua como escritora, palestrante e pesquisadora em Gênero, Tecnologia, Direito e Literatura. Integra o Grupo de Pesquisa em Crítica Jurídica Contemporânea (UFF).

É membro do coletivo literário feminista Mulherio das Letras. Venceu por duas vezes o Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos (2003 e 2005). Menção honrosa em Concurso Nacional de Contos da OAB Nacional (2006). Selecionada para publicação em Concurso de Originais da Editora Benfazeja (2017).

Finalista no 1o. Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo (2017) Venceu o 6o. Premio CEPE de Literatura (2021). Autora dos livros “Anônimos” (2003), “Zona de Desconforto” (2018), “Longe de Mim” (2019), “Fora dos Trilhos” (2019), “A Moça da Limpeza” (2021) e “Teresa Decide Falar (2022).

William Santos

Artigo anteriorWilliam Santos é homenageado em Aracaju – SE
Próximo artigoUrgente: mulher é encontrada morta com seis perfurações de arma branca na MA-014, em Matinha MA 
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui