Início Cultura SOMANDO ESFORÇOS NA FORÇA DO CULTO AFRO

SOMANDO ESFORÇOS NA FORÇA DO CULTO AFRO

2
0

Inicialmente com a fala de agradecimento do abinoko Bine Gomes, presidente da Fucabma, que juntamente com Maria José Soares, representante da Associação do Boi de Maracanã que estão à frente de mais uma edição da Procissão dos Orixás, neste dia (08/09/21).

 

Realizado há mais de cinco décadas, a procissão tem apoio do vereador Astro de Ogum, que também é pai de santo e da Prefeitura de São Luís, já que o evento integra a programação oficial das festas em comemoração ao aniversário de São Luís, que em 2021 comemorou 409 anos.

 

Várias autoridades, entre elas Chico Gonçalves, secretário estadual de Direitos Humanos, Katia Bogéa, Saulo Ribeiro e Marcos Duailibe, respectivamente, secretários municipais da Fundação de Patrimônio, Turismo e Cultura,  se encontraram presentes neste momento de homenagem e gratidão na Praça Pedro II, de onde saiu a procissão em direção da Igreja de Desterro, aguardando a chegada dos grandes anfitriões, o vereador Astro de Ogum e o prefeito Eduardo Braide (Podemos), que também está sendo aguardado.

FORÇA DO CULTO AFRO
Conhecida também como terra da encantaria, São Luís é uma das capitais do Brasil onde o culto às religiões de matriz africana é bastante forte e tem sido objeto de estudo de pesquisadores do mundo, que procuram entender este fenômeno tanto na Ilha quanto em outras cidades do interior.

 

Para quem não sabe ou não entende muito “encantaria”, é uma forma de manifestação espiritual e religiosa afro-ameríndia praticada sobretudo no Piauí, Bahia, Maranhão e Pará.

Pode estar associada a diversas religiões presentes nesses estados, como a Pajelança ou Cura, o Terecô (Mata ou Encantaria de Maria Bárbara Soeira), o Babaçuê e o Tambor de Mina.

Tudo isso fica bem latente neste momento na Procissão dos Orixás, que se realizou no Largo do Desterro, onde as tambores rufaram para saudar São Luís Rei De França e Nossa Senhora da Vitória, além do aniversário da Ilha que comemorou  (409), anos de fundação.

Viva São Luís!

 

Artigo anteriorE VIVA SÃO LUÍS REI DE FRANÇA!
Próximo artigoPais, mães, filhos e filhas de santo participaram da tradicional Procissão dos Orixás para celebrar os 409 anos de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui