Início Sem categoria Semana Gastronômica de Turismo promovida pela Prefeitura de São Luís tem sucesso...

Semana Gastronômica de Turismo promovida pela Prefeitura de São Luís tem sucesso de público

2
0

Semana Gastronômica de Turismo promovida pela Prefeitura de São Luís tem sucesso de público

A Semana Gastronômica de Turismo, iniciada na segunda-feira (3), na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha (Maranhão Novo), conquistou apreciadores da culinária maranhense e já é sucesso de público. O evento realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), está desde o primeiro dia com todas as inscrições esgotadas. Oficinas diárias com chefs de renomados restaurantes da cidade seguem até sexta-feira (7), quando a programação de criação de pratos inovadores baseados em insumos típicos da gastronomia local será encerrada.

Para a primeira-dama Camila Holanda, a grande procura por parte do público mostra o quanto a proposta do projeto é inovadora. “Começamos com o pé direito a primeira edição da Semana Gastronômica. É muito gratificante ver que conseguimos mobilizar diferentes públicos para o aprendizado de uma roupagem nova na nossa culinária”, disse.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, também comemorou o sucesso do evento e explicou a importância de investir na gastronomia como produto turístico da Ilha. “O projeto chega com uma proposta de incentivar a identidade gastronômica local, apostando nos insumos típicos do Maranhão, mas inovando na forma de prepará-los e servi-los. O nosso objetivo é, além de encantar turistas, fazer com que os próprios maranhenses valorizem a gastronomia do estado”, contou a titular da Setur.

OFICINAS

Cada dia um chef diferente ministra oficina preparando um prato inovador. Na abertura, Felipe Marques, da Cozinha Guidô, preparou nhoque com pó de camarão e vinagreira, vatapá de caranguejo e patola. O segundo dia foi por conta do chef Rafael Libério, da Ça-Vá Gastrobar, que ensinou a preparar peixe pedra da praia. Os outros dias terão também os chefs Danilo Dias, do Restaurante Feijão de Corda; Marcos Souza, do Belmont Gastrobar; e Manoel Pereira, da Pão e Leite.

“A proposta do evento é maravilhosa para a cidade, que ganha um produto que consegue unir a tradição da nossa gastronomia e o trabalho do chef numa nova configuração. Todos nós estamos felizes com o convite e empenhados em oferecer algo bom e inovador para quem visita a cidade e também para quem já mora aqui”, afirmou o chef Felipe Marques.

A dona de casa Juliana Mendes foi uma das que se inscreveu para participar das oficinas. “Achei a proposta muito interessante, pois vamos aprender um prato novo, mas usando o que a gente já conhece, já tem dentro de casa. Vim para me aperfeiçoar na culinária daqui mesmo, que é algo que eu gosto muito”, explicou.

Assim como a dona de casa, os interessados em participar das oficinas fizeram inscrições na loja Camicado, parceira da Semana Gastronômica de Turismo, no Shopping da Ilha. Para cada dia, o participante levou 1kg de alimento, que será doado para a Fundação Antonio Brunno, casa de apoio às pessoas com câncer. As oficinas têm uma capacidade para 60 pessoas e começam às 19h, com exceção da sexta-feira, que terá inicío às 18h30 e apresentação cultural com o Grupo Lamparina. No primeiro dia teve apresentação do Tambor de Crioula de Leonardo.

Artigo anteriorInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Próximo artigoPrefeitura lançará Rede São Luís de Pontos de Cultura nesta quarta-feira (5)
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui