Início Sem categoria Projeto Consultórios Itinerantes leva atendimento oftalmológico a alunos da rede municipal

Projeto Consultórios Itinerantes leva atendimento oftalmológico a alunos da rede municipal

0
0

Projeto Consultórios Itinerantes leva atendimento oftalmológico a alunos da rede municipalEstudantes da U.E.B Henrique de La Roque, na Vila Embratel, reinaugurada no último dia 09 pelo prefeito Edivaldo, estão sendo beneficiados com o projeto Consultórios Itinerantes. A ação possibilita aos alunos realizarem consultas oftalmológica e receberem óculos de grau, caso seja identificada esta necessidade. O projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura de São Luís com as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES) e o Hospital Universitário Presidente Dutra, com o envolvimento das secretária municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semus). De 21 de agosto até sexta-feira (15), já foram realizados 500 atendimentos.

A escola atende cerca de dois mil estudantes, de 6 a 14 anos, nos turnos matutino e vespertino, e todos farão os exames e consultas requeridos pelo programa. “É uma ação importante que gera resultados significativos no desempenho escolar, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo”, disse o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

O projeto Consultórios Itinerantes integra o programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal com a parceria de estados e municípios na gestão e planejamento das atividades. A coordenadora do PSE pela Semed, Juliana Ribeiro, destaca a importância da parceria para a realização do programa.

“Cada parceiro tem sua parcela de contribuição na gestão, planejamento, transporte e logística para que as ações acontecem”, destaca Juliana Ribeiro, informando que são sete os médicos oftalmologistas participantes do projeto (quatro do município e três do Hospital Universitário).

CONSULTAS

As consultas estão sendo realizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, no Centro de Referência Oftalmológica do Hospital Universitário Presidente Dutra, no Centro de São Luís.

Juliana Ribeiro explica que são atendidos em média 26 estudantes por dia, sendo 13 pela manhã e 13 a tarde, o que dá um total de 130 consultas semanais. Segundo a coordenadora do PSE, como a média é de aproximadamente 500 atendimentos por mês, a U.E.B. Henrique de La Roque (com 2 mil estudantes) deve ter as consultas finalizadas o fim de novembro.

A pequena Maria Isabella Menezes, de 6 anos, do 1º ano na U.E.B. Henrique de La Roque, foi uma das primeiras crianças a fazer os exames na tarde desta quinta-feira (14). Ela e os colegas de turma foram acompanhados, no translado (ônibus) da escola para o Centro de Referência Oftalmológica do Dutra, por algumas mães e por Eliene Silva de Sena, apoio administrativo da unidade escolar.

A estudante disse que estava muito nervosa, pois nunca tinha feito exame de vista. “Não sabia como seria e por isso fiquei com medo. Mas, agora está tudo bem. Fiz o exame e quero que os meus óculos sejam cor de rosa, pois é minha cor preferida”, diz Maria Isabella, que estava acompanhada da mãe, Gerlane Martins Menezes.

“Estou adorando esta iniciativa, pois não é fácil conseguir uma consulta oftalmológica. Da forma como a Prefeitura e o Governo estão fazendo facilita pra gente, para que não tenhamos que enfrentar filas enormes pra marcar e levar nossos filhos para consultar”, comenta Gerlane Menezes, mãe de Isabelle.

Artigo anteriorFeirinha São Luís deste domingo (17) traz atrações culturais como boi, cacuriá e shows
Próximo artigoPostos do município de São Luís estão prontos para o Dia ‘D” da Campanha de Multivacinação
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui