Primeiro Plano de Comunicação da Câmara de São Luís será entregue em fevereiro


O primeiro Plano de Comunicação Estratégica da Câmara Municipal de São Luís, a quarta mais antiga do país e que é comandada pelo vereador Osmar Filho (PDT), será entregue e apresentado à presidência da Casa Legislativa no mês de fevereiro.

A elaboração do documento terá por base dados obtidos por meio de pesquisa de comunicação organizacional apresentados nesta sexta-feira, 21, à Diretoria de Comunicação da Casa.

A apresentação dos resultados da pesquisa realizada ano passado e a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 foram apresentados à Direção de Comunicação e finalizou o processo de transição no setor.

Foi isto que explicou o jornalista Glaucio Ericeira, que dirigiu o setor no último biênio e, a partir de agora, estará engajado em outra função ligada diretamente à Presidência da Câmara.

“Gostaria de parabenizar a comissão, formada por profissionais da Câmara, pela realização da pesquisa [feita junto ao público interno], cujos resultados balizarão o primeiro Plano de Comunicação da Casa.

Com esta apresentação realizada hoje, finalizo com chave de ouro e muito satisfeito meu período de trabalho na Direção de Comunicação”, destacou Ericeira, elencando diversas outras conquistas comunicacionais obtidas pela gestão Osmar Filho, tais como implementação do novo site; criação do aplicativo da Casa; transmissão ao vivo das sessões plenárias via YouTube; fortalecimento das redes sociais institucionais; dentre outras.

Já para o jornalista Marco Aurélio D’Eça, que iniciará o trabalho à frente do Setor na semana que vem, o momento foi marcado por uma boa surpresa.

“FIQUEI, AO MESMO TEMPO, MUITO SURPRESO E FELIZ POR VER QUE ESTA COMISSÃO FEITA POR JOVENS JÁ REALIZOU UM TRABALHO COM TANTA QUALIDADE. CHEGO AO SETOR COM UM MATERIAL MUITO BOM E ISTO GARANTIRÁ EMBASAMENTO PARA BUSCAR CONSTANTES MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO DA CASA. PARABÉNS A TODOS”, ASSINALOU.

Para o gestor do setor de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís, Bruno Lima, a realização de pesquisa na Casa e a elaboração do Plano de Comunicação para o ano de 2021 vão ao encontro da política já implementada na instituição.

“O TRABALHO FOI MUITO BEM FEITO E ESTÁ DE ACORDO COM A POLÍTICA QUE JÁ EXISTE NA CASA. DESENVOLVER UM TRABALHO BASEADO EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COM PESQUISA E JUSTIFICATIVAS EMBASADAS NELA, TERÁ COMO RESULTADO UM TRABALHO COM MUITO MAIS QUALIDADE”, ENFATIZOU.

A Relações Públicas Clarissa Soares foi a responsável por apresentar a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 aos presentes. Segundo a profissional, o documento pioneiro da Casa terá como objetivo principal o desenvolvimento da Comunicação de forma mais estratégica e integrada na Casa Legislativa.

PESQUISA – Ano passado, foi criada uma comissão, formada por servidores do setor de Comunicação, que ficou responsável pela elaboração do Plano de Comunicação da Câmara para 2021.

Para elaborar o documento, a comissão necessitou de informações acerca da área de Comunicação e também elaborou e aplicou uma pesquisa junto aos servidores.

“INICIALMENTE, A COMISSÃO FORMADA ELABOROU UM QUESTIONÁRIO COM 16 QUESTÕES OBJETIVAS E 6 SUBJETIVAS E O APLICOU NOS DIAS 02 E 03 DE DEZEMBRO JUNTO A 81 SERVIDORES – O QUE CORRESPONDEU A 27% DO PÚBLICO INTERNO DA CÂMARA. INTEGRANTES DA COMISSÃO TAMBÉM REALIZARAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES. LOGO APÓS, ANALISAMOS OS DADOS OBTIDOS PELA PESQUISA E HOJE ESTAMOS APRESENTANDO ESTE RESULTADO AO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO”, EXPLICOU A TÉCNICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS LARISSA VIVEIROS DURANTE A APRESENTAÇÃO DA PESQUISA E DOS RESULTADOS OBTIDOS.

A pesquisa abordou as áreas de “Comunicação Institucional”, “Comunicação Interna” e “Comunicação Externa” da Câmara Municipal de São Luís. Como resultado, a pesquisa mostrou, dentre outros, que há oportunidade para o setor de Comunicação desenvolver maior integração do público interno e buscar maior aproximação da Câmara com o público externo.

POLÍTICA

Virginia barrosoAuthor posts

Estou blogueira porque sou Jornalista com RP 1903/MA Amo a comunicação, pois sem ela o entendimento seria impossível. Obrigada aos amigos e leitores do site. Sejam bem vindos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Contate-nos