Início Sem categoria Prefeitura participa de seminário preparatório para 1ª Conferência Metropolitana da Grande São...

Prefeitura participa de seminário preparatório para 1ª Conferência Metropolitana da Grande São Luís

0
0

Prefeitura participa de seminário preparatório para 1ª Conferência Metropolitana da Grande São Luís

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo, nesta quinta-feira (21), no seminário preparatório para a 1ª Conferência Metropolitana da Grande São Luís, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro deste ano, pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem). Os seminários de preparação da conferência são realizados nos 13 municípios que fazem parte da Região Metropolitana, para a escolha dos delegados que concorrerão às vagas na eleição do Conselho Participativo Metropolitano, previsto para acontecer na conferência de outubro.

O município de São Luís participa do processo de metropolização desde a iniciativa do governador Flávio Dino em institucionalizar a Região Metropolitana. Para o vice-prefeito Julio Pinheiro é uma grande oportunidade de realizar ações integradas para resolver problemas históricos, com a participação da sociedade. “Já tivemos alguns avanços na área da mobilidade urbana, com intervenções feitas no trânsito, mas é o momento de avançarmos muito mais nas políticas públicas integradas para garantir qualidade de vida a mais de um milhão e meio de habitantes dos municípios da Região Metropolitana”, disse o vice-prefeito.

Além da questão da mobilidade urbana, que tem avançado na gestão do prefeito Edivaldo, o vice-prefeito pontuou a importância da conferência para discutir outros problemas comuns aos municípios, como a destinação de resíduos sólidos, outra área que vem recebendo atenção especial do poder municipal. “São Luís já avançou nesse aspecto, mas são problemas gritantes e estruturais da região, que no debate avançaremos muito mais “, frisou Julio Pinheiro.

“Esse é um passo importante para institucionalizar a Região Metropolitana da Grande São Luís. O primeiro passo foi dado com a criação da agência, há seis meses, pelo governador Flávio Dino. O segundo foi a criação do Colegiado Metropolitano, com a participação do governador. Este é o terceiro passo, com a realização da conferência e a criação do Conselho Participativo Metropolitano, garantindo o assento de representantes da sociedade civil dos 13 municípios, em uma eleição que será feita com lisura”, garantiu o presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes.

GRUPOS TEMÁTICOS

Além de São Luís, fazem parte da Região Metropolitana os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Bacabeira, Alcântara, Santa Rita, Morros, Icatu e Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Axixá. Em todos os seminários são abordados temas que fazem parte de cinco eixos: Desenvolvimento Econômico e Social, Mobilidade Urbana, Saneamento, Educação e Turismo. Os problemas e as soluções apontados nas discussões dos grupos temáticos dos 13 seminários preparatórios farão parte de um documento único que será objeto de avaliação da 1ª Conferência Metropolitana.

No seminário de São Luís, participaram representantes do setor de construção civil e entidades da sociedade civil organizada, de vários bairros da cidade, que avaliam positivamente a criação de um Conselho Participativo para tratar de problemas comuns às cidades.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Tropical II, Antônio Craveiro, o momento é de grandes avanços para São Luís e os demais municípios. “Antes não havia esse debate. Agora, temos como resolver e com a participação da comunidade”, disse Antônio Craveiro.

O Conselho subsidiará as proposições que serão apresentadas e discutidas pelo Colegiado Metropolitano, que é composto pelos 13 prefeitos dos municípios da Região Metropolitana; por secretários de Estado; pelo presidente da Agem, Pedro Lucas Fernandes, e pelo governador Flávio Dino.

Também participaram da solenidade de abertura do seminário preparatório de São Luís, o secretário municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano, Júlio Marques; o presidente da Comissão de Licitação do Estado, Odair José Neves; o representante da Câmara Municipal de São Luís, vereador Joãozinho Freitas; representante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular,

Artigo anteriorAlunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental
Próximo artigoPrefeitura entrega casas no maior programa de urbanização já feito no Polo Coroadinho
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui