Início Sem categoria Prefeitura firma parceria com o Governo para integrar RedeSim

Prefeitura firma parceria com o Governo para integrar RedeSim

2
0

Prefeitura firma parceria com o Governo para integrar RedeSim

Com o objetivo de facilitar a abertura de empresas, desburocratizar processos no setor e estimular o empreendedorismo, a Prefeitura de São Luís firmou parceria com o Governo do Estado para integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Na tarde desta segunda-feira (30), no Palácio La Ravardière, sede do executivo municipal, o prefeito Edivaldo e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, assinaram o Termo de Responsabilidade para acesso ao sistema e o compartilhamento de informações.

“Agradecemos a parceria que tem grande significado para o desenvolvimento dos negócios na nossa cidade. Sobretudo, por simplificar e modernizar os processos permitindo que sejam formalizados com mais agilidade, garantindo maior acesso e menos burocracia no setor”, pontuou o prefeito Edivaldo. A RedeSim será disponibilizada integrando os serviços do programa Empresa Fácil, da Junta Comercial do Maranhão.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, enfatizou o simbolismo da parceria, destacando a importância de São Luís no setor. “O momento é importante para o ramo de negócios, pelos avanços na RedeSim, por unir as instituições e os sistemas e pelo volume de empreendimentos que se concentram na capital. É importante neste momento de crise estimular aqueles que queiram empreender, facilitando e desburocratizando”, disse o presidente. Segundo Sérgio Sombra, a capital concentra um terço dos negócios existentes no Estado – 76 mil empresas.

“Na gestão do prefeito Edivaldo, o empreendedorismo sempre foi estimulado e as condições facilitadas para quem desejava se formalizar. Essa integração das secretarias municipais com o Governo para acesso ao sistema de registro, além de agilizar vai garantir que seja dada a orientação mais completa e concreta aos empreendedores”, reforçou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), José Cursino Raposo.

A parceria também prevê a capacitação dos gestores das secretarias municipais para implantação do sistema. Servidores das secretarias de Urbanismo e Habitação (Semurh) e Fazenda (Semfaz), já estão integrados à rede. Presentes na solenidade estavam ainda a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Terezeinha Lobo; o titular da Semfaz, Delcio Rodrigues; e o secretário municipal de Governo (Semgov), Pablo Rebouças.

REGISTRO FACILITADO

A parceria vai unir as gestões aos órgãos licenciadores interligando as informações, de acordo com a finalidade de cada instituição. Ao acessar o sistema da RedeSim, o interessado preenche um formulário indicando a natureza do negócio. Os dados vão cair no sistema da secretaria de referência para que proceda à ação necessária – de formalização do registro, licenciamento, fiscalização, entre outros.

A implantação do sistema garante ao empreendedor, entre outros benefícios, a maior agilidade para abertura de empresa, recebimento de alvarás e taxas online, além de acesso ao tributo simplificado. A RedeSim é um programa de política pública, criado pela Lei 11.598 de 2007, para tornar mais acessíveis e facilitados o registro e licenciamento empresarial.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportage

Artigo anteriorIdosos do Centro de Saúde da Vila Embratel participam de atividades na Reserva do Itapiracó
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui