Início Sem categoria Prefeitura entrega U.E.B. Alberto Pinheiro e resgata uma das mais tradicionais escolas...

Prefeitura entrega U.E.B. Alberto Pinheiro e resgata uma das mais tradicionais escolas da capital

0
0

Prefeitura entrega U.E.B. Alberto Pinheiro e resgata uma das mais tradicionais escolas da capital
Uma das mais importantes e tradicionais escolas públicas municipais de São Luís, a octogenária Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro da capital, está ativa novamente. Completamente restaurada pela Prefeitura de São Luís e entregue à população pelo prefeito Edivaldo na manhã deste sábado (16), a escola agora está apta a ofertar novamente o ensino de qualidade vivido nos tempos áureos da unidade, cujo prédio, devido ao seu valor histórico e arquitetônico, é tombado como patrimônio histórico do município. Com esta entrega a Prefeitura chega a marca de mais de 60 escolas totalmente reformadas.

Fundada há 85 anos, esta é a primeira reforma que requalificou totalmente o prédio histórico, atingindo todas as instalações. “Esta é uma escola tradicional e simbólica da nossa cidade. Estamos agora devolvendo este importante instrumento da Educação para a comunidade de São Luís. Mesmo diante da maior crise que se abateu no país estamos conseguido tocar o dia a dia da Prefeitura. Com a devolução da U.E.B Alberto Pinheiro estamos contribuindo para a história da cidade”, destacou emocionado o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Educação, Moacir Feitosa.

“A educação é uma política fundamental para a vida das pessoas. Por isso, tem de ser vista como política permanente da administração pública. O prefeito Edivaldo tem demonstrado compromisso e seriedade na condução desta política, o conceito de patrimônio cultural da humanidade da cidade está sendo preservado com esta reforma”, destacou o vice-prefeito Júlio Pinheiro. Todo o secretariado do governo municipal prestigiou o evento, que Pinheiro considerou como mais um marco do legado que a administração deixará para o futuro da cidade.

ESTRUTURA

As reformas das escolas é um dos pilares do programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo em junho deste ano. Dentro da melhoria da infraestrutura, o prefeito já entregou cerca de 70 escolas requalificadas para a população. Durante oito meses foram realizadas obras de melhoria de todas as instalações do prédio histórico, substituindo materiais da estrutura original seguindo normas do IPHAN.

“Desde o lançamento do Educar Mais, a prefeitura tem avançado bastante, principalmente na parte da infraestrutura. Em outros pilares também estamos avançando em outros focos, como do ensino e aprendizagem, sistema de avaliação próprio, de gestão; além do programa de formação do docente”, afirmou Moacir Feitosa. Segundo o secretário municipal de Educação, o Educar Mais se consolida e caminha para dar respostas positivas ao interesse maior, que é melhorar a proficiência do aluno em sala de aula. Isso consequentemente vai se refletir na melhoria do Ideb de São Luís a partir de 2020.

A unidade de ensino tem capacidade de receber até 1200 estudantes nos três turnos. Todas as 18 salas da U. E. B. Alberto Pinheiro são climatizadas. A quadra poliesportiva também foi reformada para propricar a prática esportiva aos alunos. A escola atende crianças da 1ª a 9ª série nos turnos matutino, vespertino e noturno. Conjugada a Alberto Pinheiro, a escola infantil Albertinho foi entregue totalmente reforma pela Prefeitura no ano passado.

O vereador Paulo Victor mencionou em seu discurso que somente nos últimos dois meses participou de mais de 10 entrega de escolas. O vereador Joãozinho Freitas destacou os trabalhos que a prefeitura vem realizando em áreas essenciais como educação e infraestrutura.

“Pode se dizer que houve um trabalho de reconstrução, pois o prédio encontrava-se bastante deteriorado. Agora temos as salas climatizadas, bibliotecas, refeitório e uma quadra oficial para a prática esportiva. Também teremos o atendimento com mais conforto para as crianças com banheiros separados por faixa etária”, destacou a diretora Paulicéia Coelho Silva Pinto.

A estudante Sarah Sousa Cabral, 7ª série, moradora da Camboa, fez questão de estar presente na solenidade de inauguração. “Tá tudo lindo. As salas são mais arrumadas e os professores agora poderão ter como nos ensinar melhor”, disse Sarah.

Prestigiaram o evento os vereadores Paulo Victor, Fátima Araújo, Joãozinho Freitas, Antônio Garçez e Raimundo Penha, o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz. Além dos secretários de governo, Tati Lima, de Inormação e Tecnologia; José Cursino, de Planejamento e orçamento; Gustavo Marques, Projetos Especiais; Antonio Araújo, de Obras e Serviços Públicos; Andrea Lauande, da Criança e Assistência Social; Maluda Fialho, do Meio Ambiente; Socorro Araújo, de Turismo; Olímpio Araújo, de Orçamento Participativo.

Artigo anteriorInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Próximo artigoPrefeitura usa teatro de bonecos para alertar crianças contra trabalho infantil
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui