Início Sem categoria Prefeitura de São Luís e Vale entregam Centro de Saúde do Anjo...

Prefeitura de São Luís e Vale entregam Centro de Saúde do Anjo da Guarda totalmente reformado

6
0

edi

Prefeitura de São Luís e Vale entregam Centro de Saúde do Anjo da Guarda totalmente reformado

O prefeito Edivaldo entregou, nesta terça-feira (26), as novas instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no bairro Anjo da Guarda, totalmente reformado e ampliado, resultado de mais uma parceria entre Prefeitura de São Luís e Vale. A requalificação da unidade de saúde faz parte da estratégia de fortalecimento do atendimento à Atenção Básica priorizada pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ampliado com mais oito novos consultórios, banheiros para deficientes, o centro de saúde passou também a abrigar uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

“Estamos devolvendo esta unidade para a população do Itaqui-Bacanga e de toda São Luís. Além desta, temos outras duas unidades que foram reformadas em parceria com a Vale e devemos fazer a entrega nos próximos dias. A expressão de felicidade das pessoas que estão sendo atendidas aqui nesta unidade é uma consagração do nosso trabalho. Isso é a garantia que temos que este instrumento de saúde vai funcionar para benefício das pessoas, o que é o mais importante”, destacou o prefeito Edivaldo na concorrida solenidade de entrega do Clodomir Pinheiro Costa.

O representante institucional da Vale, Dorgival Pereira, destacou a parceria com a Prefeitura. “A Vale reconhece sua responsabilidade de colaborar para a promoção da qualidade de vida da população das regiões onde ela atua. Temos como prioridade a valorização da mão de obra local e a parceria em projetos que contribuam para o desenvolvimento social das comunidades”, mencionou Dorgival Pereira.

O vice-prefeito Julio Pinheiro, ressaltou o sucesso da parceria entre a Vale e a gestão municipal. “A Vale tem contribuído com a Prefeitura e a cidade na área da saúde e educação. Este centro é muito importante para esta área que conta com mais de 200 mil habitantes. Esse é um equipamento utilizado por milhares de pessoas”, disse Pinheiro citando como compromisso da gestão com a saúde a reativação do Hospital da Mulher, localizado na região Itaqui-Bacanga e que é referência estadual e até nacional em diversas especialidades.

REFORMA

Além da ampliação das instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, a Prefeitura investiu na modernização dos equipamentos em parceria com a Vale. A unidade de saúde vai ofertar terapia familiar e vai realizar pequenas suturas de pele, colaborando assim para desafogar os hospitais de emergência. No centro de saúde será implantado o projeto piloto de marcação de consulta por sistema eletrônico.

“Aqui é o começo do projeto de instalação do prontuário eletrônico. Vamos implantar um sistema de regulação que funcionará para marcação de consulta. O usuário não mais precisará, em médio prazo, se dirigir a uma Central de Marcação de Consulta. Isso poderá ser feito em qualquer unidade de saúde”, detalhou o secretário de Saúde, Lula Fylho.

As primeiras marcações serão exclusivamente consultas oftalmológicas. A partir da organização do sistema, a Semus pretende ampliar para outros especialidades de consultas. O centro conta com clínica geral e especialidades como saúde mental, ginecologia, serviços odontológicos entre outros. No total, são 25 serviços oferecidos na área da assistência à saúde e outros como, por exemplo, o acompanhamento do programa Bolsa Família.

A reforma do centro era uma reivindicação antiga dos moradores. “Há mais de 15 anos lutamos para que o Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa fosse reformado e ampliado. O conselho vinha se mobilizando, reunido com a comunidade e buscando o poder público. Hoje estamos tendo a satisfação de ter esta obra realizada em parceria do poder público com a iniciativa privada”, ressaltou a integrante do Conselho Municipal de Saúde de região Itaqui-Bacanga, Marcelina Soares Lindoso.

A diretora administrativa do centro de saúde, Francineide Alcântara, destacou que com a novas instalações a capacidade de atendimento será ampliada. “Com as novas instalações temos nossa capacidade de atendimento também ampliada e com maior conforto para a população”, ressaltou.

No local também funcionará a ouvidoria. Por meio dos telefones (98) 3212-8447, 136 e 0800-2800877, para acompanhar o desempenho funcional e conservação das instalações. O atendimento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e moradores foram prestigiar a reinauguração do centro de saúde. Além do secretário municipal Lula Fylho, a inauguração contou com as presenças dos secretários Jota Pinto (assuntos Políticos), Marlon Botão (Cultura), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Antonio Araújo (Obras e Serviços Público), Mithys Rodrigues (Administração), Rommeo Amin (Desporto e Lazer), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Carolina Estrela (Comitê Gestor de Limpeza Urbana); e os vereadores de São Luís, Paulo Victor, Pavão Filho, Concita Pinto, Raimundo Penha, Edson Gaguinho e Joãozinho Freitas.

INVESTIMENTOS

Nos últimos anos, a Prefeitura de São Luís tem feito grandes investimentos em saúde e infraestrutura da região Itaqui-Bacanga. Há exemplos destacáveis, como a urbanização do bairro Paraíso, antes com ruas cobertas de lama, hoje com asfalto, calçada, sarjeta.

Ruas como a da Mangueira, antes intrafegáveis, foram também transformadas pela ação da Prefeitura na gestão Edivaldo. “Estamos transformando uma realidade para a melhoria de vida das pessoas”, salientou o prefeito Edivaldo.

Em parceria com a Vale a Prefeitura tem fortalecido ações na área Itaqui-Bacanga. Nesta segunda-feira (25), o prefeito Edivaldo e o Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, assinaram o Termo de Cooperação Técnica, objetivando a implantação do projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, na rede municipal de saúde. O projeto viabilizará a capacitação de pessoal, equipamentos necessários para as unidades, bem como computadores de sistema de controles e será iniciado nas unidades de saúde da região.

Artigo anteriorPrefeitura realiza a campanha “Bota Fora” nesta quarta-feira (27)
Próximo artigoPrefeitura e entidades debatem política de modernização da Gestão Fazendária em reunião do Comdes
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui