Início Sem categoria Prefeitura de São Luís e Defensoria Pública iniciam curso de Cuidador de...

Prefeitura de São Luís e Defensoria Pública iniciam curso de Cuidador de Idoso

0
0

Prefeitura de São Luís e Defensoria Pública iniciam curso de Cuidador de Idoso
A Prefeitura de São Luís e Defensoria Pública reforçam as políticas públicas de cuidado com o idoso com o inicio do curso de Cuidador de Idoso iniciado nesta segunda-feira (15), que formará 75 profissionais. O workshop “Envelhecimento e Direito”, que contou com a palestra da professora doutora Tereza Rosa Lins Viera, presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Brasil e Conselheira Titular do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, marcou o início do curso.

A articulação, coordenação e desenvolvimento do curso são de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A realização do treinamento conta ainda com apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, do Conselho Estadual do Idoso e da Universidade Ceuma.

“O curso é uma das articulações que a Prefeitura tem feito e que envolvem as políticas de atenção à pessoa idosa. O objetivo maior do curso é discutir o envelhecimento saudável com qualidade bem como as necessidades do município em receber esse aumento da população idosa”, destacou a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande que representou o prefeito Edivaldo no evento.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, também destacou a importância da parceria com o Governo do Estado que, segundo ela, fortalece o trabalho da Prefeitura. “Oferecer o curso seguimos a recomendação do prefeito Edivaldo de cuidar e oferecer atenção devida à pessoa idosa. O curso é mais do que uma capacitação, é uma preparação da pessoa que cuida do idoso, dando a ele uma melhor qualidade de vida”, disse a secretária.

O curso iniciado nesta segunda-feira (15) soma-se a outros já realizados pela Prefeitura nos últimos quatro anos, como o de Alimentação Saudável e Cuidados Necessários para o Idoso, já promovidos pela Semsa e que contabilizam mais de 300 pessoas qualificadas nas últimas edições.

METODOLOGIA

Durante o curso, que tem carga horária de 188 horas, sendo 152 teóricas e 36 práticas, os alunos irão participar de três módulos onde serão tratados temas ligados aos direitos, saúde e violência contra o idoso. “O curso vai preparar as pessoas para lidar com pessoas desta faixa etária. Os cuidadores têm como atribuição conversar, cuidar da saúde e higiene pessoal, acompanhar em um passeio e atender as necessidades do idoso. A formação vai preparar essas pessoas que estão ao redor do idoso”, disse o defensor geral, Werther de Moraes Lima Júnior.

A assistente social da Defensoria Pública e presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Maranhão, Izabel Lopizic, disse que a aula inaugural é um primeiro momento para que os alunos possam entender a velhice e o envelhecimento. “Vamos capacitar as pessoas para entender o envelhecimento e também envelhecer bem. Aquilo que fazemos hoje certamente vai repercutir em nosso futuro”, observou Lopizic.

Mônica Aparecida Lopes, 26 anos, é uma das inscritas no curso. Ela contou que já é técnica em enfermagem e a formação para cuidar do idoso qualificará ainda mais o seu trabalho. “Já trabalhei como cuidadora de idoso por mais de três anos e estou aqui para saber mais sobre esses cuidados e a garantia dos direitos do idoso para poder realizar um trabalho ainda melhor”, disse.

Quem também está muito entusiasmado com o curso é Alessandro Reis, que está se formando em fisioterapia e pretende se especializar em geriatria. “Para mim esse curso é muito bom porque vai ampliar os meus conhecimentos na área”, contou.

 

 

 

Artigo anteriorPrefeitura de São Luís recupera Rua da Inveja no Centro da capital
Próximo artigoCamila Holanda desmente especulações sobre candidatura
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui