Início Sem categoria Prefeitura de São Luís capacita coordenadores no Sistema Municipal de Avaliação

Prefeitura de São Luís capacita coordenadores no Sistema Municipal de Avaliação

0
0
Prefeitura de São Luís capacita coordenadores no Sistema Municipal de Avaliação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira (8), no Hotel Abbeville (São Francisco), a capacitação dos coordenadores pedagógicos das Unidades de Educação Básica da rede, e também dos coordenadores de Núcleo da Semed, no Sistema Municipal de Avaliação de São Luís (Simae/SL). O Simae/SL compõe o programa “Educar Mais”, lançado pelo prefeito Edivaldo no fim do mês de junho.

Além da implantação do Simae/SL, o “Educar Mais” vai fortalecer os programas de formação continuada e atualizar a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de São Luís. O novo sistema de avaliação, que conta com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF/MG), visa a consolidação de uma cultura de avaliação na rede pública de ensino baseada em princípios fundamentais, tais como descentralização, gestão participativa e formação continuada, que vão permitir a elevação da qualidade educacional, construída na coletividade e demarcada por indicadores educacionais bem definidos.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, diz que o Simae/SL tem o objetivo de diagnosticar todos os resultados que estão sendo trazidos por conta das ações da gestão pedagógica. “A nossa meta final é a melhoria da qualidade da educação. Este é o objetivo comum de educadores, educandos, famílias, da Semed e do prefeito Edivaldo, que vem investindo forte na melhoria da estrutura física das escolas e na valorização dos profissionais da educação”, destacou o titular da Semed.

PILARES

A superintendente do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE/Semed), Vera Lúcia Gonçalves Pires, explica que o Simae/SL atuará nos segmentos de avaliação, pesquisa, formação, sistema de gestão e administração. “São os cinco pilares que sustentam o trabalho pela avaliação e modernização da gestão educacional, sobretudo na educação pública. O setor de avaliação trabalha com a produção de informações sobre a realidade do ensino, aferindo o aprendizado dos estudantes avaliados por meio de diversos instrumentos (observações, registros, provas, etc.) e indicam, a partir daí, o que precisa ser feito para que eles tenham condições de avançar no sistema escolar”, esclarece Vera Lúcia.

Para o gestor da U.E.B. Santa Clara (zona rural), Jadilson Gomes, o sistema é de extrema importância, pois será possível ter melhores diagnósticos sobre o processo de ensino e aprendizagem. “Estamos avançando cada vez mais na educação municipal, e este programa certamente vai ajudar a melhorar os índices de alfabetização e aprendizagem das nossas crianças. Com esta análise conseguiremos desenvolver planos e estratégias para melhorar a educação em São Luís”, comemora Jadilson.

Aíla Pedroso, coordenadora pedagógica, ressalta que os professores poderão avaliar os estudantes de modo a obter resultados que reflitam mais precisamente o nível de aprendizado, bem como reforçar conceitos ou mudar metodologias visando melhorar os indicadores educacionais.

 

Artigo anteriorInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui