Início Sem categoria Prefeito Edivaldo recebe delegação chinesa visando ampliar parcerias na área de educação

Prefeito Edivaldo recebe delegação chinesa visando ampliar parcerias na área de educação

0
0

Edivaldo recebe nova delegação chinesa para ampliar parcerias na área educacional

Visando ampliar as parcerias e o intercâmbio entre São Luís e o governo municipal de Wuhan, cidade chinesa com a qual a Prefeitura de São Luís mantém parceria de cooperação bilateral, o prefeito Edivaldo recebeu, nesta quinta-feira (12), nova delegação da área da Educação do município de Wuhan, em audiência realizada no Palácio La Ravardière. A reunião foi também o primeiro compromisso oficial do prefeito e da vice-prefeita Criança de São Luís, Thiago Cutrim e Kimberly Saori, na função que lhes foi outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na quarta-feira (11).

Na audiência, Edivaldo destacou a importância da consolidação das parcerias entre São Luís e Wuhan, primeira cidade com a qual a gestão estabeleceu acordo de irmandade. O prefeito acrescentou que, no próximo domingo, 15, uma nova delegação de secretários municipais de São Luís partirá para uma nova missão na Ásia, entre os países está a China, em busca de investimentos nas áreas do turismo, comércio, educação, entre outras.

“O relacionamento institucional com a cidade de Wuhan tem sido extremamente proveitoso para o município em diversos aspectos. Estamos contabilizado muitos avanços no esforço de aproximar nossas cidades e garantir resultados relevantes fruto dessa união de irmandade. Nosso maior objetivo é promover a expansão das relações internacionais de São Luís com outras cidades do mundo, buscando firmar parcerias com cidades que têm expertise nas áreas em que buscamos progredir e Wuhan tem nos proporcionado isso”, afirmou Edivaldo.

Na reunião, o diretor geral do Departamento de Educação de Wuhan, Xu Dingbin, ressaltou a importância da parceria entre as cidades co-irmãs. “São Luís tem potenciais diversos e percebemos que muitas das ações têm foco na educação. Nós, que somos da área educacional, nos colocamos à inteira disposição da cidade para ampliarmos esta parceria e colaborarmos com o que for possível no setor. Queremos também absorver o que o município tem de melhor a nos apresentar”, disse o diretor.

Também participaram da reunião os secretário municipais Moacir Feitosa (Educação), Antonio Calado (adjunto de Governo), Socorro Araújo (Turismo); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, Alan Kardec Duailibe e o assessor jurídico da Secretaria de Articulação Institucional (Semai), Diego Aceiza Nunes, que, no ato, representou a titular da pasta, Ana Paula Nogueira. E a comitiva chinesa formada por Peng Xiambio Dingbin, Zh Sibiao, Guo Junchum, Zhang Nianqiamg.

Na ocasião, o secretário de Educação, Moacir Feitosa, apresentou à delegação chinesa o programa municipal ‘Educar Mais”, que tem em seu bojo pilares importantes que visam à qualidade do ensino e à melhoria dos indicadores educacionais do município, por meio de ações concretas como a reforma e requalificação de escolas da rede, a capacitação continuada dos educadores e a implantação de sistema próprio de avaliação em larga escala, que garantirá ao gestor escolar e ao professor as ferramentas e dados para diagnósticos da realidade escolar, capazes de auxiliar na elaboração de soluções para os problemas identificados pela avaliação.

Feitosa pontuou ainda os resultados positivos que a capital maranhense está tendo com a mútua cooperação entre as duas cidades, na área da educação. Entre as ações de intercâmbio já consolidadas na área está a participação de estudantes da rede municipal de ensino de São Luís no Acampamento de Verão de Amizade Internacional da Cidade de Wuhan, realizado pelo Governo Popular Municipal chinês, com o objetivo de desenvolver a compreensão dos adolescentes sobre a cultura chinesa e os costumes locais.

O evento aconteceu de 19 de junho a 2 de julho deste ano. As aulas que os alunos tiveram durante o acampamento em Wuhan abordaram aspectos culturais e educacionais como arte tradicional, artes marciais, música, fonética e conversação do mandarim, caligrafia e pintura com pincel chinês. Os alunos contaram com apoio financeiro para passagens, estudo do mandarim, alojamento e alimentação. Outro ação importante fruto da parceria foi a participação de seis jovens alunos da rede pública no ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, realizado também em Wuhan, no fim de agosto.

Ainda na área da educação, como resultado do relacionamento de cooperação bilateral com o governo municipal de Wuhan, está em vias de ser concretizada a instalação do Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O objetivo é desenvolver projetos diversos, entre eles, o ensino do mandarim (idioma oficial da China) e outras capacitações voltadas aos jovens. A iniciativa também é fruto de parceria articulada pela Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado e a Ufma.

O Instituto Confúcio é uma instituição chinesa não lucrativa, cujo objetivo é promover a cultura do país, dando suporte ao ensino da língua chinesa em todo o mundo, bem como difundir a cultura e os costumes chineses ao redor do mundo. O objetivo é dar oportunidade para que estudantes da rede municipal e estadual, funcionários governamentais e técnicos de empresas privadas possam desenvolver o estudo do mandarim, além de entender questões importantes da cultura e da história desse país.

A reunião realizada nesta quinta-feira (12) foi mais um passo dado para avançar ainda mais também em outros setores que já estão sendo discutidos com o governo de Wuhan, principalmente nas áreas do comércio, indústria, mobilidade urbana, tecnologia, turismo, infraestrutura, entre outras. Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e muitos dos produtos que são exportados para aquele país são produzidos no Maranhão ou passam pelo Maranhão, pelo Porto do Itaqui.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Artigo anteriorAo lado de Edivaldo, prefeito e vice-prefeita Criança de São Luís cumprem primeira agenda oficial
Próximo artigoPrefeitura de São Luís realiza ação de limpeza no Residencial Pinheiros neste sábado (14)
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui