Início Sem categoria Prazo para pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU 2017...

Prazo para pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU 2017 encerra na sexta-feira (14 )

0
0

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), informa aos contribuintes que o prazo para pagamento da cota única, com desconto de 15% no valor, e da 1ª parcela do IPTU 2017 se m juros e multas, vence nesta sexta-feira (14). O pagamento do carnê, até esta data, pode ser efetuado em todas as agências do Banco do Brasil, Correios e correspondentes bancários autorizados.

Para os contribuintes que, por ventura, não tenham recebido os carnês, estes, poderão acessar o link do IPTU 2017 no site da Semfaz, no endereço eletrônico, semfaz.saoluis.ma.gov.br. Neste caso, o boleto impresso via internet, pode ser pago em qualquer agência, de todos os bancos em qualquer canal de pagamento.

O contribuinte que não optar pelo pagamento em cota única, com desconto de 15% até o dia 14 de julho, poderá optar pelo parcelamento do tributo e fazê-lo em até seis vezes, com vencimento na mesma data. As demais parcelas vencem no quinto dia útil dos meses subsequentes.

“Trabalhamos mudanças necessárias que resultarão em uma melhora significativa para a arrecadação municipal. Consequentemente conseguiremos investir o quantitativo arrecadado em melhorias para a cidade. Com a arrecadação do IPTU, o cidadão ludovicense só tem a ganhar”, informou o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

A mudança na base de dados do Imposto Predial Territorial Urbano -IPTU 2017 é uma das ações. Nos anos de 2014, 2015 e 2016, a Prefeitura investiu na atualização cadastral dos imóveis de São Luís. A Semfaz realizou análises queresultaram no Projeto de Saneamento do Cadastro Imobiliário de São Luís que manteve a fórmula de cálculo e a planta de valores do imposto, sem alteração.

A base cartográfica e o cadastro dos imóveis foram atualizados, o que resultou nas mudanças para cobrança do IPTU 2017. Com a atualização, diversos imóveis que não eram cadastrados receberam número de inscrição imobiliária, o que aumentou o cadastro e, consequentemente, determinou a necessidade de modificação das sequências numéricas (atualmente, com 17 dígitos).

Assim, o contribuinte deve se manter atento ao acessar o seu cadastro imobiliário, informar a inscrição imobiliária antiga, receber a nova, e, assim, ter acesso às informações referentes ao seu imóvel e a cobrança do IPTU 2017.

ISENÇÃO DO IPTU

Os proprietários de imóveis com valor venal de até R$53.500 têm direito a isenção. Sabendo da possibilidade de ser isenta do IPTU 2017, a dona de casa, Luiza Lopes, deu entrada no pedido de isenção no setor de Protocolo da Semfaz. “Este ano solicitei o pedido de isenção porque com a economia do jeito que está, temos que recorrer a todas as opções. Quando soube poderia ser isenta, vim até a Semfaz e fiz o meu pedido”, disse.

Para ter direito a isenção, os contribuintes devem ser proprietários e/ou possuidores de um único imóvel, de uso exclusivamente residencial, de valor venal até R$ 53.500, calculado na data do lançamento do imposto. Este, estabelecido para isenção, será reajustado de acordo com a Lei nº 5.922, de 23 de dezembro de 2014.

CENTRAL DE ATENDIMENTO IPTU

Os contribuintes que encontrarem erros na identificação do carnê devem entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU 2017. O professor Anderson Santos recebeu dois carnês e procurou a Central para solucionarsua pendencia. “Vim a Central e fui muito bem atendido. Rapidamente solucionei o meu problema e quitei em cota única com desconto. Vim cumprir meu papel de cidadão antes que o prazo para pagamento encerrasse”, afirmou.

A Central de Atendimento do IPTU 2017 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h e fica localizada no 1° andar do prédio anexo da Semfaz, na Av. Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima.

ATENDIMENTO GERAL

Para demais informações sobre o IPTU, carnês e boletos para pagamento, os contribuintes podem buscar os postos de atendimento da Semfaz, localizados na sede do órgão, na Avenida Kennedy, 1455 – Bairro de Fátima, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h; no Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense); de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e na Procuradoria Fiscal (aos cidadãos com débitos inscritos em dívida ativa), Rua do Sol, nº 83, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Artigo anteriorPrefeitura de São Luís recebe estudantes que participaram de intercâmbio cultural na China
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui