Início Sem categoria “Passeio Serenata” promovido pela Prefeitura atrai multidão para o Centro Histórico de...

“Passeio Serenata” promovido pela Prefeitura atrai multidão para o Centro Histórico de São Luís

0
0

″Passeio Serenata″ promovido pela Prefeitura atrai multidão para centro de São LuísO nível de satisfação dos turistas que estiveram em São Luís no mês de julho se elevou. Esta é a primeira impressão que deve ser revelada em levantamento que a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realiza junto ao público que tem frequentado as ações do Férias Culturais. Na noite desta quarta (26), foi realizado o “Passeio Serenata”, penúltima atividade do programa da Prefeitura de São Luís, atraindo centenas de pessoas para o Centro Histórico.

O passeio, que teve a presença do prefeito Edivaldo, da primeira-dama Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, é unanimemente apontado como um ponto positivo para a cidade pelos turistas e também pelos ludovicenses. Com início na Praça Benedito Leite, local do Centro Histórico que entrou definitivamente no roteiro turístico nas férias deste ano, o “Passeio Serenata” misturou cultura e turismo.

A ação, segundo o prefeito Edivaldo, é uma combinação perfeita na engrenagem para geração de renda e emprego e de promoção de lazer para a população. “Realizamos este grande passeio histórico para que as pessoas consigam compreender um pouco mais sobre São Luís. O programa Férias Culturais atrai um grande público porque misturamos música, poesia, história e teatro para a sociedade maranhense e para os turistas”, destacou Edivaldo.

Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, que também fez o passeio, a proximidade do turismo e cultura tem funcionado perfeitamente como atrativo para desenvolvimento de atividades econômicas. Com mais público na ruas, pressupõe-se vendas em restaurantes e até mesmo no mercado informal.

ROTEIRO

Por meio de seis personagens, a história de São Luís foi transmitida ao público participante e transeuntes no trajeto do Passeio em textos teatralizados por atores maranhenses em percurso com duração de pouco mais de duas horas. O encerramento aconteceu na praça do Catraieiros, na Praia Grande, depois de paradas em pontos turísticos mais expressivos do centro.

O ator Urias de Oliveira, por exemplo, encarnou o Padre Antônio Vieira em frente à Igreja da Sé, segundo ponto no roteiro. Outros personagens atraíram a atenção do público, como Ana Jansen (Maria Etel), e Maria Aragão (Regina Oliveira) entre outros.

A turista Heive Macedo Moraes se declarou maravilhada com a programação da Prefeitura de São Luís. De passagem pela capital maranhense, a caminho dos Lençóis Maranhenses, onde participará de uma trilha de três dias entre Barreirinhas e Santo Amaro, a paraense de Bragança elogiou a forma didática que a atividade propicia. “Isso aqui é um resgate cultural, principalmente para as pessoas mais jovens e visitantes que não tem conhecimento sobre a riqueza da história de São Luís”, destacou.

Informação sobre a história de maneira lúdica é uma das propostas do Passeio Serenata. Para a estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, Débora Valeska Chagas, o “Passeio Serenata” é uma maneira leve de ter contato com a história. “É a primeira vez que estou participando de um programa como este. Estou gostando muito”, resumiu.

A segurança foi um dos pontos que chamou a atenção da universitária. Segundo Valenska, com a presença de policiais de maneira discreta e com o grande grupo de participantes, as pessoas têm uma sensação de segurança que não desfrutam em outras ocasiões no Centro Histórico.

O francês Jean Claude Florim, acompanhado do guia de Turismo Simão Cirineu, disse que estava muito satisfeito em participar do “Passeio Serenata”. “É um lugar muito bonito e é muito bom poder passear à noite acompanhado de muitas pessoas”, disse.

Nesta quinta-feira (27), o programa “Férias Culturais” se encerra com o passeio guiado “Conheça São Luís”, partindo da Benedito Leite. No domingo, no mesmo local, a prefeitura realiza mais uma edição do Feirinha São Luís.

 

 

Artigo anteriorPrefeitura de São Luís informa funcionamento dos órgãos municipais no feriado desta sexta-feira (28)
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui