Início Sem categoria Feirinha São Luís exalta riquezas culturais e gastronômicas nos 405 anos da...

Feirinha São Luís exalta riquezas culturais e gastronômicas nos 405 anos da capital maranhense

0
0

Feirinha São Luís exalta riquezas culturais e gastronômicas nos 405 anos da capital maranhenseComo parte da programação dos 405 anos de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou a 13ª edição da Feirinha São Luís neste domingo (3). Apresentações marcantes do batalhão pesado do Boi da Maioba e reggae da banda Raiz Tribal animaram o público presente na Praça Benedito Leite. A gastronômia da Ilha, com seus pratos típicos, também agradou ao público que compareceu ao evento.

Nesta edição também se apresentaram, além da anfitriã Banda da Feirinha, o tambor de crioula do Mestre Amaral, a banda da Polícia Militar e o cantor Daffé e banda, com repertório de música popular brasileira (MPB).Ponto alto da gastronomia no evento, a Barraca do Chef recebeu neste domingo o cozinheiro Riba que reverteu toda a renda obtida com a venda das comidas às crianças da instituição Lar de José.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues se diz feliz com o sucesso de cada edição da Feirinha, que mostra a consolidação do projeto, que atrai turistas e gera renda para mais de 150 famílias. “A cidade abraçou a Feirinha São Luís, que agrega valor a diversos segmentos da sociedade, cada vez mais democrática. A proposta de reocupar o Centro Histórico aos domingos, conforme orientação do prefeito Edivaldo, é de grande responsabilidade”, destacou o secretário.

“Reunimos o melhor que tem em nossa terra, como nossas brincadeiras folclóricas, o artesanato, artes plásticas, a culinária peculiar, que agrega sabores do Norte e Nordeste, a produção agrícola, além da literatura, para valorizar os escritores e poetas”, frisou ainda o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

A Feirinha São Luís já é o novo ponto de encontro das famílias e dos amigos na capital do Maranhão. A iniciativa gera a reocupação do Centro Histórico, a valorização da cultura, do turismo e da produção agrícola familiar.

CHEF

A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional. Nas edições anteriores, nomes como Melquiades Dantas, Luciano Rosa, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha, Paulo Coimbra e Crispim, conquistaram o público pelos sabores variados de seus pratos.

Nascida no Maranhão, Clarice Rocha Sampaio de 73 anos, mora atualmente no Ceará e sempre que volta pra sua terra, gosta de aproveitar a cultura e a culinária do Maranhão. “Nossa cidade é rica em cultura, nossas apresentações culturais são únicas, e constatar a valorização desse setor aqui nessa Feirinha é gratificante, além de poder comer um bom arroz de cuxá com torta de caranguejo, que morro de saudade, e comprar roupas de renda, tudo em um só lugar, é bom demais”, disse Clarice, que aprovou tudo o que viu.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A feirinha reúne 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, Citelum, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

 

 

Artigo anteriorPrefeitura realiza Viva Bem na Avenida Litorânea como parte da programação dos 405 anos de São Luís
Próximo artigoPrefeitura realiza Viva Bem na Avenida Litorânea como parte da programação dos 405 anos de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui