Início Sem categoria Estudantes da rede Municipal de São Luís lançam coletânea de histórias infantis...

Estudantes da rede Municipal de São Luís lançam coletânea de histórias infantis Fortuna do Céu

0
0

Na coletânea de histórias as NEECAHS demonstram toda sua preocupação com temáticas bens atuaisA emoção marcou o lançamento da coletânia de histórias infantis “Fortuna do Céu”, no Cine Praia Grande, no Centro de Cristividade Odylo Costa, filho, em mais um dia de realização da 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). Na coletânea de histórias, as 12 crianças do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS) demonstram toda sua preocupação com temáticas bens atuais e que precisam de maior atenção de toda a sociedade, como a preservação, o amor e a solidariedade.

Todos os estudantes do NEECAHS são alunos de unidades de Educação Básica da Rede Municipal. Os autores da coletânia têm entre 8 e 12 anos e participam do Núcleo de Enriquecimento há cerca de dois anos, desde que o espaço foi inaugurado. O NEECAHS é um local apropriado para que os estudantes da Rede, com características de altas habilidades ou superdotação, possam desenvolver ainda mais suas potencialidades – criatividade, imaginação, curiosidades e conhecimentos acumulados – dentro de uma área específica e de seu interesse, como é o caso da leitura, da matemática, da Robótica, etc.

O lançamento do livro “Fortuna do Céu” reuniu pais, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; e também contou com a presença da primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, do Secretário Municipal de Educação Moacir Feitosa, e da Promotora de Justiça de Defesa da Educação, Luciane Belo, entre outras autoridades e visitantes da Feira.

A primeira-dama, Camila Holanda, parabenizou as crianças, professores e toda a equipe da Semed pela força, criatividade e determinação no trabalho desenvolvido no NEECAHS e em todas as escolas da Rede. “Estou muito feliz em ver que estamos alçando vôos ainda maiores, fruto do trabalho da Semed e de todos os educadores tão comprometidos com nossas crianças. É engrandecedor participar de um momento como este, pois acalenta a nossa alma e nos estimula a continuar a caminhar, sabendo que estamos no caminho certo”, declarou.

O professor Moacir Feitosa, titular da Semed, destacou a importância da Feira do Livro para o fomento à leitura e desenvolvimento da Educação no município de São Luís, e parabenizou os pais e professores dos alunos do NEECAHS, presentes ao lançamento da coletânea, pela tarefa de instruir e orientar suas crianças no caminho correto, ensinando valores e formando verdadeiros cidadãos, preocupados com o futuro da humanidade.

“Vejo aqui pessoas talentosas e comprometidas com a Educação, que merecem todo o nosso respeito. Obrigada aos pais e professores pelo seu trabalho árduo, e também agradeço à primeira-dama por prestigiar esse momento tão importante, que se reflete nos esforços da gestão do prefeito Edivaldo em priorizar a Educação do nosso município”, declarou o professor Moacir.

Presente ao lançamento da coletânea de histórias infantis “Fortuna do Céu”, a gestora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, Raquel Neiva, declarou-se emocionada com o trabalho realizado pela equipe do NEECAHS e com o desenvolvimento das crianças que participam do Núcleo. “É um momento gratificante, e de extrema emoção, ver nesses estudantes a possibilidade de crescimento não só para o universo da leitura e da escrita, mas para o seu pleno desenvolvimento enquanto cidadãos”, discorreu a professora Raquel.

Entre os estudantes escritores que participam do projeto “Transformando o A em Tagarelar”, desenvolvido pela professora Sharlene Serra no NEECAHS, está a pequena Laryssa Rayanne Matos, de 11 anos, que chorou antes mesmo de concluir a sua fala na mesa de abertura do evento de lançamento da coletânea. Ela é autora da história “A Estrelinha Bel”, que já quase sem brilho e força, cai na Terra, e encontra, na amizade da menina Isa (outra personagem de sua história), e com sua força volta a brilhar.

“Estou muito feliz e emocionada de participar de um projeto tão bonito como esse, de estar no Neecahs. Agradeço primeiro a Deus e também aos meus pais e à professora Sharlene por todo o carinho e atenção que dedicam a mim. Estou ainda mais estimulada a ler e continuar escrevendo”, falou Laryssa Matos.

COLETÂNEA

A coletânea “Fortuna do Céu” traz ainda as histórias “A menina e as rosas encantadas”, de Rayane Mendes; “A menina que não gostava de ler”, de Isabelly dos Santos; “As aventuras de Mia e João”, de Sthefany Lima; “B de Bullying? Nãooo! B de bailarina”, de Cláudia Patrícia Cantanhede; “As reciclagens de Matheus”, de Pedro Mesquita; “Miguel e suas rimas divertidas”, de Maykon Abreu; “O diário da garota nerd”, de Hemely Farias; “O pásssaro arco-iris”, de Evelyn de Cássia Passinho; “O segredo de Donana”, de Danielly Cantanhede; “Os três anjinhos nos contos de fada”, de Ana Sophia Martins; e “A escritora Rosinha”, de Dayane Baima.

11ª FELIS

Promovida pela Prefeitura de São Luís, em parceria com Governo do Estado, a 11ª Feira do Livro é o maior evento literário da capital maranhense. A 11ª edição da FeliS acontece até o dia 19 de novembro em diversos pontos da Praia Grande. O evento tem como patrona a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, primeira romancista brasileira, que se destacou pela criatividade e genialidade.

Artigo anteriorInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui