Início Notícias da Câmara Dr. Gutemberg preside sessão que debate instalação de CPI do transporte público...

Dr. Gutemberg preside sessão que debate instalação de CPI do transporte público em São Luís

7
0

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e bacharel em Direito, vereador Dr. Gutemberg, foi o responsável por comandar a sessão mais importante da Casa Parlamentar, nesta semana.

Embasado tecnicamente e pautado pelo conhecimento da Legislação, da Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, Dr. Gutemberg presidiu a sessão ordinária que debateu a possibilidade de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o sistema de transporte coletivo de São Luís.

Durante a sessão, duas propostas foram encaminhadas para a instalação de CPI: uma proposição do vereador Francisco Carvalho (PSL) e a outra de autoria do vereador Marquinhos (DEM).

Com a existência das duas propostas, um amplo debate foi iniciado no plenário acerca de qual delas seria acolhida pela Mesa Diretora. Dr. Gutemberg manteve o equilíbrio da sessão para um entendimento entre os parlamentares, e sua atuação correta e conciliadora rendeu o reconhecimento de todos.

Após consultar legislações e ouvir argumentação de vários parlamentares, o presidente da sessão, vereador Gutemberg Araújo, acolheu ambas as proposições. E como determina o Regimento Interno da Câmara, ele encaminhou as proposições para a Mesa Diretora e a Procuradoria Jurídica da Casa. Após análises, a presidência da Casa deve nomear os membros e instalar a CPI.

“Para acolhimento de uma proposição que trata de instalação de CPI, de acordo com a Constituição Federal, são necessários 3 requisitos. O 1º é que tenha 1/3 das assinaturas dos membros da Casa. O 2º é que tenha um prazo definido. O 3º é ter fato determinado. Se tiver esses 3 instrumentos, automaticamente será aceito na Casa. Se os dois requerimentos tiverem, os dois serão aceitos. Encaminhamos os dois para análise da Mesa Diretora e da Procuradoria da Casa. Neles serão avaliados se ambos têm o mesmo objeto ou se eles têm objetos diferentes. Se eles tiverem objetos diferentes, serão duas CPIs. Se não, a diretoria vai nomear os membros da CPI”, explicou o vice-presidente da Câmara, Dr. Gutemberg Araújo.

Artigo anteriorVídeo:⚡🔥Incêndio destrói 26 barracos e famílias ficam abandonadas no São Francisco, em São Luís MA, Povo precisa de todos os tipos de doações🚨👮‍♂️
Próximo artigoVídeo: Grave acidente tira as vidas de funcionária do Mateus e amiga em Açailândia – MA
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui