Início Sem categoria Dia do Idoso é marcado com Caminhada da Memoria promovida pela Prefeitura...

Dia do Idoso é marcado com Caminhada da Memoria promovida pela Prefeitura de São Luís

0
0

X Caminhada da memória resgata a valorização da pessoa idosa em São Luís 

Um momento para valorizar e refletir a situação da pessoa idosa, principalmente no que se refere a seus direitos, dificuldades e participação na sociedade. Assim ficou marcado este 1º de outubro, dia em que é comemorado o Dia Nacional, Internacional e Estadual do Idoso. Para celebrar, a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) Saúde (Semus) em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Associação Brasileira de Alzheimer Regional Maranhão (ABRAz/MA) promoveu a X Caminhada da Memória.

De acordo com o secretário adjunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Desterro, a parceria da Prefeitura com as demais instituições que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa segue a determinação do Prefeito Edivaldo. “Ações como a de hoje, reforçam o trabalho que já vem sendo feito pela Prefeitura de São Luís junto a este público. Na Semcas, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CFV), mais de mil idosos divididos em 43 grupos participam de atividades recreativas, esportivas, culturais, palestras e oficinas socioeducativas e de artesanato durante todo ano”, explicou o secretário adjunto.

A ação teve o objetivo de promover a interação social e reforçar a importância dos idosos na sociedade, bem como sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, para que tenham melhores condições e qualidade de vida.

A presidente do CMDI, Sofia Lisboa diz que X Caminhada é um momento pra dar visibilidades para os direitos da pessoa idosa. “Estamos com uma programação intensa desde a última semana e a caminhada na data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso, contribui para reforçar a necessidade de engajamento da sociedade na defesa dos direitos desse público”, ressaltou Sofia Lisboa.

A Caminhada, que contou com a participação dos idosos do Grupo de Memória da ABRAz/MA, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), assim como as Instituições estaduais, municipais e de organizações da sociedade civil, também é alusiva as datas de: Dia 21 de Setembro, Dia 27 de setembro quando se comemora, o Dia Municipal do Idoso e o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Alzheimer. A concentração saiu da Praça Dom Pedro II e seguiu até a Praça Benedito Leite, onde os idosos tiveram uma participação especial na Feirinha Cultural que acontece todos os domingos.

A aposentada, Maria de Lurdes Araújo, 87 anos que frequenta CAISI, se diz muito feliz em participar desse momento. “Eu frequento o Caisi há muitos anos, nem lembro mais quantos, e ele me proporcionou mais saúde, uma vida mais alegre, pois fiz amizades, participo do coral e hoje posso mostrar nessa X Caminhada como é importante termos políticas voltadas para a pessoa idosa. Eu estarei presente em todas enquanto puder”, afirmou a aposentada.

A X Caminhada da Memória, ainda teve uma participação especial na 17ª Feirinha São Luís que aproveitou a oportunidade para se unir aos grupos presentes e convidar ao público presente na Feira para refletir sobre a causa.

ALZHEIMER

Além de reforçar a valorização da pessoa idosa, a X Caminhada da Memória, chamou atenção para o Alzheimer, que é uma doença caracterizada pela perda progressiva da memorização e da capacidade de realizar as atividades de vida diária e afeta com maior frequência a população idosa. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

DIA MUNDIAL DO IDOSO

Comemorado no dia 01 de Outubro, o Dia Mundial do Idoso serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, ao que se refere seus direitos e dificuldades, além de apresentar propostas de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento. No Brasil, esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2006. Este documento regulamenta os direitos da pessoa idosa e tem como objetivo proteger e fortalecer essa crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.

Também participaram do evento, o Fórum Maranhense de Entidades em Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi), Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI) e a Defensoria Pública do Estado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Artigo anterior17ª edição da Feirinha São Luís celebra Dia do Idoso neste domingo (1º)
Próximo artigo17ª edição da Feirinha São Luís celebra Dia do Idoso
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui