Início Sem categoria Artistas do Galeria Urbana visitam prefeito Edivaldo e discutem projetos de intervenção...

Artistas do Galeria Urbana visitam prefeito Edivaldo e discutem projetos de intervenção na cidade

0
0

Artistas do Galeria Urbana visitam prefeito Edivaldo e discutem projetos de intervenção na cidade

O prefeito Edivaldo recebeu no final da tarde de quarta-feira (13) artistas do grafite do grupo Galeria Urbana do Maranhão (GUMA).

Durante a reunião, no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, foi discutida com a gestão municipal proposta de parceria para aplicar a arte do grafite em espaços públicos da capital maranhense. Pelo projeto, os pontos de parada de ônibus do Centro serão os primeiros a receberem a manifestação artística.

“É uma forma de valorizar os espaços públicos estimulando a preservação e o cuidado, além de destacar esta arte que é muito significativa e forte em suas propostas de ação social. É uma ideia que estamos debatendo para que seja formatada e aplicada na cidade, transformando estes espaços públicos em paineis artísticos urbanos”, destacou o prefeito Edivaldo.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e envolve a Subprefeitura e as secretarias Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas), Cultura (Secult) e Habitação e Urbanismo (Semurh), entre outras. .

Artistas do Galeria Urbana visitam prefeito Edivaldo e discutem projetos de intervenção na cidade

“O prefeito foi muito sensível ao pensar nesta ação que vai envolver a comunidade e se transformar em um grande movimento cultural da cidade, destacando a cultura local, a gastronomia, a literatura e a nossa arte em geral”, destacou o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho.

Canindé Barros, titular da SMTT, destacou que o projeto tem o objetivo de transformar os espaços públicos com a arte que, ao mesmo tempo, valoriza e sensibiliza a sociedade para a questão da preservação. “Ao mesmo tempo que se valoriza o trabalho desses artistas nós envolveremos também a população um vez que o trabalho vai retratar a cultura, o cotidiano e as memórias da comunidade. É importante, também, no sentido de valorizar espaços que muitas vezes são alvos de vandalismo”, disse o secretário da SMTT.

“O trabalho tem uma função educativa, cultural e social muito forte. A proposta é envolver as comunidades e retratar nessa arte o dia a dia de quem vive na cidade. Da mesma forma, os elementos da cultura e do folclore serão contemplados. É um trabalho muito interessante pelo que desperta nas pessoas e também, por promover e estimular a preservação dos espaços públicos”, pontuou o artista e integrante do Grupo GUMA, Gil Leros, que esteve na reunião discutindo o projeto com o prefeito Edivaldo e secretários municipais.

O grupo GUMA é um projeto de intervenção artística nos espaços urbanos e que reúne 10 artistas maranhenses. Em parceria com a gestão municipal, o grupo produziu um painel na Praça do Pescador.

Participam da reunião a primeira-dama, Camila Holanda, o titular da SMTT, Canindé Barros e os integrantes do grupo GUMA, Gil Leros, Hélio Soares e Robeto Maluf, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís Carolina Estrela e o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho.

A

Artigo anteriorPrefeito Edivaldo recebe alunos que viajaram à China para o ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’
Próximo artigoCurso de olaria é iniciado na Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui