Início Sem categoria Alunos do programa municipal Dançando e Educando intensificam ensaios para espetáculo de...

Alunos do programa municipal Dançando e Educando intensificam ensaios para espetáculo de ballet

0
0

Alunas do programa municipal Dançando e Educando intensificam ensaios para espetáculo de ballet

Alunas ensaiam coreografias que serão apresentadas nos dois dias de espetáculoPlié, skip, Battement Tendu, primeira, segunda e terceira posições. Essas são nomenclaturas do ballet bem conhecidas pelas crianças do programa Dançando e Educando, executado pela Prefeitura de São Luís. Os passos estão sendo intensamente ensaiados em coreografias que serão apresentadas no espetáculo “Para Ler e Dançar”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, no auditório Maria Izabel Rodrigues, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Para muitas crianças, essa é a primeira vez que estarão em um palco. Abigail Araujo, 9 anos, está ansiosa para o espetáculo. “Sei que para ser uma bailarina é preciso muita disciplina e organização, por isso, ensaiamos muito paraessa apresentação. Estou nervosa, mas sei que vai dar tudo certo”, falou a estudante.

Para Sâmia Martins, 9 anos, participar do programa é realizar um sonho. “Eu sempre via as pessoas dançando na televisão e fiquei com vontade de fazer ballet. Dançar era um sonho que eu tinha. Estamos treinando bastante para não errar na hora”, afirmou Sâmia.

O programa Dançando e Educando é executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi idealizado pela primeira-dama de São Luís, Camila Holanda. A iniciativa visa favorecer o processo de inclusão social, por contribuirpara formação educacional e cidadã e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Com as atividades do programa, são contempladas escolas do Centro e do Coroadinho.

“Os ensaios seguem em ritmo acelerado. É a segunda vez que nossas crianças terão essa experiência de se apresentar em público e todo esse processo vem sendo muito bem conduzido pelas professoras, para que as pequenas bailarinas aproveitem bem esse momento que será especial em suas vidas. Para a gestão municipal, é muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dessas crianças, tanto no ballet quanto em sala de aula”, enfatizou a primeira-dama, Camila Holanda.

O espetáculo “Para Ler e Dançar” é baseado em histórias da literatura infantil universal, como “O Mágico de Oz”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “A Formiguinha que Aprendeu a Dançar”, entre outros contos. A apresentação terá a participação de cerca de 150 crianças envolvidas no projeto, que têm entre 4 e 14 anos. Os ensaios para o espetáculo, bem como o desenvolvimento das atividades do programa, acontecem na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho, na Camboa.

As coreografias para a apresentação foram desenvolvidas pela coordenadora do programa, Débora Buhatem, e pelos professores Milliane Moreira e Cleo Junior, bailarinos renomadas na área. “Essa é a primeira vez que muitas delas terão contato com palco, platéia, iluminação, figurino e todos os outros elementos que envolvem um espetáculo. Todos os professores estão preparando, com toda dedicação, essa apresentação para que as crianças tenham um excelente desempenho”, destacou a bailarina Débora Buhatem.

ARTE

A professora Milliane Moreira contou que o projeto foi idealizado para aliar dança, literatura e outras formas artísticas. “Essa é uma oportunidade para que as crianças possam ter contato com a arte em geral. Por isso, buscamos envolver a literatura no processo de concepção desse espetáculo, para que elas conheçam outras formas artísticas. Essa é uma ação que demonstra o nosso apoio à arte, que cumpre um papel fundamental no desenvolvimento da criança”, disse.

Artigo anteriorEncontro das estrelas no parque folclórico da Vila Palmeira em São Luís
Próximo artigoInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui