Início Sem categoria Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental

Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental

3
0
Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental

Alunos da rede municipal apresentam projetos de formação em programa ambiental
Uma parceria da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Instituo Alcoa, possibilitou, nesta quarta-feira (20), que estudantes de escolas da rede municipal apresentassem projetos ambientais que estão desenvolvendo em suas escolas dentro do programa Ecoa. O objetivo é fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou o empenho do prefeito Edivaldo em buscar recursos e firmar parcerias em prol da melhoria da educação de São Luís. “Este projeto dá possibilidade às nossas crianças de entender a questão ambiental, valorizar a sociabilidade e, sobretudo, possibilita que a escola transborde as suas instalações, aplicando nos seus espaços de convivência os conhecimentos adquiridos”, afirmou o secretário.

O programa Ecoa visa promover entre a comunidade escolar (pais, estudantes, educadores, funcionários e vizinhos) o fortalecimento de reflexões e hábitos direcionados à sustentabilidade e ao exercício da cidadania, promovendo uma educação pública sintonizada com as principais questões socioambientais de seu bairro, cidade e país.

ESCOLAS

Nos três primeiros anos, o Ecoa foi realizado nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva), Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Hortência Pinho (Coqueiro) e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Pedrinhas). Este ano, as ações foram expandidas para outras cinco escolas da zona rural: U.E.B. Augusto Mochel, Amaral Raposo, Antoninho Baldez, Uruati e Rosilda Cordeiro, que fizeram uma pequena apresentação do trabalho que está sendo desenvolvido este ano nas escolas.

Na U.E.B. Uruati, a gestora Laurizete Protásio dos Santos, apresentou um projeto para construção de horta, jardinagem e cantinho da leitura. “Toda comunidade escolar está participando do processo, vamos utilizar um espaço da escola para executar o projeto e desenvolver a conscientização para o meio ambiente. A interação está sendo muito boa, os estudantes do 1º ao 9º ano estão empenhados nas atividades”, disse.

As crianças estão empolgadas com os projetos. Elaine dos Santos, estudante da U.E.B. Uruati, comenta sobre a necessidade de todos preservarem o meio ambiente. “Devemos nos unir e não jogar lixo nos nossos rios, precisamos fazer reciclagem de objetos que são descartados, não poluir o ar. Tudo isso vai trazer melhorias no meio ambiente e todos vamos viver mais saudáveis”, disse Elaine dos Santos.

Meire Lourdes Pereira Almeida, coordenadora pedagógica da U.E.B. Augusto Mochel, explica que o programa Ecoa contribui para o ensino-aprendizagem e na humanização da comunidade sobre preservação no meio ambiente. “No primeiro semestre realizamos uma caminhada diagnóstica com toda comunidade escolar que serviu para a elaboração do mapa de potencialidades. Esse mapa servirá para o desenvolvimento das ações”, explicou a coordenadora.

A U.E.B. Antoninho Baldez, apresentou o cantinho da leitura que recebeu mais de 300 livros doados pelo Programa Ecoa. “A escola recebeu mais esse auxílio para os projetos que já desenvolvemos de leitura com as crianças. As diversas atividades estão com foco no meio ambiente e sustentabilidade”, destacou a gestora Lúcia Baldez .

A gestora da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Tibirizinho, Maria Francisca Moraes Araújo, que participa do Programa desde o primeiro ano, em 2014, ressalta a importância da parceria e o incentivo que oferece às escolas da rede. “A nossa escola é muito feliz em participar desta parceria. Somos gratos pelo Instituto que contribui significativamente no processo educacional de preservação do meio ambiente, que nos oportuniza interagir com a comunidade e descobrir o potencial ecológico da região”, completou a gestora.

ECOA

O programa Ecoa é composto por curso de formação de professores, desenvolvimento de projetos, acompanhamento pedagógico nas escolas, desenvolvimento das Missões Ecoa nas escolas (no contraturno escolar, círculo de aprendizagem e coletivos escolares).

Artigo anteriorU.E.B. Alberto Pinheiro recebe alunos após Prefeitura entregar prédio totalmente reformado
Próximo artigoPrefeitura participa de seminário preparatório para 1ª Conferência Metropolitana da Grande São Luís
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui